Ao se falar em gestão na odontologia, constata-se de forma muito evidente a complexidade do assunto, haja visto que o tema é abrangente e engloba uma diversidade de tópicos afins.

Pressupõe-se que o dentista que busca conhecimentos em gestão tenha obviamente entendido a necessidade real de se aprofundar neste aspecto, adquirindo habilidades empreendedoras e visão estratégica.

Nos dias atuais, apenas o conhecimento técnico específico adquirido na faculdade de odontologia já não é mais suficiente para se manter um negócio próspero e lucrativo, pois a percepção de valor por parte do cliente tem caráter holístico e se estende pelas mais diversas nuances da sua experiência de consumo.

Panorama da Odontologia

O panorama atual do mercado odontológico evidencia tendências claras de acirramento da concorrência. Prova disto é que gradativamente surgiram novos modelos de negócios como as franquias odontológicas e clínicas de especialidades, que pelo menos do ponto de vista da comodidade para o paciente, mostraram-se como opções muito vantajosas.

Ainda refletindo sobre a oferta de atendimento, torna-se ainda mais claro o aumento da concorrência quando observamos o crescimento dos convênios odontológicos, programas de governo (Brasil Sorridente-SUS), cooperativas, associações, faculdades e cursos de especialização.

Todavia, culturalmente existe uma dificuldade por parte dos dentistas em encarar a odontologia como negócio. O simples fato de se utilizar o termo cliente em vez de paciente já causa certo desconforto, remetendo para muitos a idéias de comércio e mercantilização.

Me parece inteligente aceitar que a odontologia possui necessidades intrínsecas de marketing, finanças, gestão de processos e pessoas, etc. Realizar o planejamento e a gestão de uma clínica odontológica é um processo de aprendizado contínuo.

Gestão e Mercado

Entendemos que gestão se difere de posicionamento no mercado. Gestão é aquilo que se pratica dentro da empresa uma vez que a mesma já está constituída e com a finalidade de otimizar resultados.

Posicionamento no mercado está diretamente relacionado com escolha do ponto, público alvo, tipo de arquitetura e filosofia de trabalho os quais irão influenciar diretamente no valor agregado do serviço prestado, gerando um diferencial.

Pretendemos aqui discorrer sobre alguns aspectos relacionados à gestão na odontologia, de modo a tentar auxiliar os profissionais a encontrarem as diretrizes básicas para entender, estruturar ou mesmo modificar seu modelo de negócios obtendo por consequência êxito enquanto empresários do setor de saúde.

Não iremos abordar questões relacionadas ao posicionamento no mercado, as quais serão inteiramente abordadas em outro post.

Planejamento Estratégico

Na realidade, o interesse no aprofundamento dos estudos da gestão na odontologia é reflexo da necessidade individual de cada profissional em obter sucesso na carreira, qualidade de vida e prestígio social.

A partir do momento em que entendemos a gestão na odontologia como um meio para o alcance de tais objetivos, surge a necessidade de estabelecermos uma diretriz de pensamento estratégico.

Ninguém faz gestão por fazer. Logo, adimite-se uma situação inicial do empreendimento, identificando seus principais gargalos, desafios e até mesmo pontos positivos. Posteriormente se estabelece metas que serão alcançadas por meio de ações claramente definidas por uma plano estratégico.

Por último, e não menos importante, faz-se necessária uma criteriosa análise dos resultados a fim de saber se a gestão está sendo eficiente ou precisa ser repensada. Em resumo temos:

  1. Diagnóstico de situação inicial
  2. Definições de metas
  3. Plano Estratégico
  4. Execução de ações propostas
  5. Análise de resultados

Para concluirmos nossa matriz de pensamento basta agora entender que é necessário aplicá-la em 3 âmbitos:

  • Pessoas
  • Processos
  • Finanças

FineDental Software

O FineDental é um software odontológico em nuvem distribuído no modelo SaaS. Foi desenvolvido baseado na experiência de 9 anos de gestão de clínicas odontológicas de seu fundador, sempre pensando na otimização dos processos diários de uma clínica odontológica.

Com funcionamento simples e design intuitivo, oferece todas as ferramentas necessárias à uma gestão eficiente, sempre aliado à questão da segurança dos dados proporcionada pela certificação SSL. Pode ser acessado de qualquer lugar e por qualquer tipo de dispositivo, bastando uma conexão de internet.

Já imaginou ter total controle da sua empresa na palma da sua mão, mesmo quando você estiver ausente? Para conhecer essa poderosa plataforma acesse o site Finedental Software.

Compartilhar

Shortcode

Deixe um comentário